- RPG não é um jogo que envolve Satanismo, e quem joga não faz parte de uma Sociedade Secreta, Religião, Ceita ou Grupo de Bruxos. O RPG é antes de mais nada, um jogo para simples e puro entretenimento.
- RPG significa Role Playing Game traduzindo para português, Jogo de Interpretação de Personagem.
- Se você gosta de Senhor dos Anéis, Caverna do Dragão ou Contos de fantasia. Você vai se apaixonar por RPG.
- O RPG que o post abrange não é MMORPG nem RPG de video-game, se trata do bom e velho RPG de papel. Mas se você joga World of Warcraft, The Legend of Zelda, Age of Conan e etc... Mas não conhece o RPG de papel leia o post até o fim e você terá uma nova concepção sobre RPG.
No RPG você assume o papel de um personagem criado préviamente por você antes de começar o jogo. Esse personagem deve possuir: Raça, Classe, Sexo, Idade e etc... O seu personagem possui características próprias como por exemplo o jeito de único de resolver as coisas, e isso quem determina é você. O jogo não é uma peça teatral, mas sim uma aventura compartilhada por um grupo que quer ter uma aventura. Mas se você quiser tornar o jogo mais divertido fazendo vozes dos personagens, fazendo coisas imprevisíveis porém que não vá alterar bruscamente o jogo sinta-se livre. O RPG não é um simples em que você pode tomar apenas um rumo como no video-game. Cada livro engloba seu próprio modo de regras, histórias e modos de jogar diferente. O Livro de RPG é como se fosse o jogo de Video-Game que você compra na loja, nenhum é igual o outro. Por exemplo, o famoso Dungeons & Dragons não é igual o Vampiro: A Máscara, já que um trata-se de fantasias medievais e o outro é colocar-se na pele de um vampiro. Existem RPGs de todos os tipos como por exemplo de Anjos e Demônios, Tempos Medievais, Fantasia, Futurísticos, baseados em Filmes e etc...
O que você precisa antes de começar:
- Lápis, borracha e apontador (Para a edição de informações sobre o personagem na ficha)
- Livros de RPG (Não precisa ser necessariamente livros físicos podem ser e-books)
- Dados (Basicamente você precisará de 1 dado de 4 lados, 6 lados, 8 lados, 10 lados, 12 lados e 20 lados)
- Grupo que quer jogar RPG com no mínimo 3 pessoas sendo que você precisa de um jogador um pouco mais experiente para ser o mestre.
Para se aprender a jogar você precisa de um pouco de paciência, primeiro adquira o livro de RPG. Escolha o que você mais gostar com a melhor base. Por exemplo, se você gostar de Histórias medievais recomenda-se o pioneiro dos RPGs Dungeons & Dragons, mais conhecido como D&D. Se você gosta do mundo Sobrenatural, jogue Vampiro: A Máscara. Se você gosta de um pouco de terror ou do querido H.P. Lovecraft jogue o RPG baseado no maior conto de Lovecraft, Call of Cthulhu (O Chamado de Cthulhu). Existe também GURPS, que não se limita muito em um tipo de universo, e dá uma liberdade imensa para você criar o seu mundo de RPG, na era que você quiser e com qualquer tipo de tecnologia. Frequentemente são lançadas novas versões de alguns RPGs, por exemplo o Dungeons & Dragons está na versão 4.0 que não foi bem muito recebida pelos jogadores de RPG, que defendem a versão 3.5, afirmando que é a melhor versão do D&D. Mas a versão 4.0 é recomendada para jogadores iniciantes, pois é mais dinâmico e simples que o 3.5. Se você quiser comprar um RPG do mesmo estilo do D&D mas não quer o 4.0 compre o Tormenta, que é muito parecido com D&D, e é tão bom quanto.
Adquira em seguida os seus dados. Os dados são basicamente os seus medidores de ações, ataques e atributos iniciais. Por exemplo, no caso do Tormenta, você quer realizar um ataque a um orc, ele tem a C.A. (Classe de Armadura) igual a 20. Você rola o seu D20 (dado de 20 lados), para ver se seu ataque foi bem sucedido ou não. O seu ataque é o valor que deu no seu dado somado aos seus bônus de ataque possíveis, se o resultado for maior ou igual ao valor da classe de armadura do seu oponente o ataque é realizado com sucesso. Se o resultado do seu dado for 20 é ataque crítico independente da C.A. do seu oponente. Se o resultado do seu dado for 1 é fracasso no ataque, indepente da C.A do seu inimigo. Após um ataque bem sucedido deverá ser feito a rolagem de dados de dano para ver o dano causado no seu oponente. Você deve rolar o seu dado de dano, que irá variar dependendo da arma que você usa. Por exemplo, o meu personagem possui um Machado de Anão que tem 2D6 (2 dados de 6 lados) de dano, ou o meu personagem possui uma Espada Longa que tem 1D10 (1 dado de 10 lados) de dano. Você deve rolar o seu dado de dano, o valor que der no seu dado deve ser somado aos respectivos bônus relativos ao dano do personagem. Um diálogo entre mestre e jogador será simulado a seguir, baseando-se no sistema de Dungeons & Dragons:
Pedro o jogador diz: - Eu vou atacar aquele Orc que acabou de me ver.
João o Mestre diz: - Ok, faça a rolagem de dado de ataque.
Pedro: - Deu 18 no meu dado, mais o meu bônus básico de ataque que é 5, o meu ataque deu 23.
João: - Você conseguiu realizar o ataque com sucesso. Agora faça a rolagem do dado de dano.
Pedro: - Deu 4 no meu primeiro D8 (Dado de 8 lados), e no meu outro D8 deu 7. Meu bônus de dano é de 10. O resultado dessa soma é 21.
João: - Você realizou um ataque muito efetivo ao inimigo, você abriu um corte no seu abdômen que não para de sangrar. Mas ele ainda está de pé e te ataca. Como eu sou o mestre eu devo assumir o papel do orc para atacar você. Meu dado de ataque deu 1 ou seja o ataque do orc fracassou, o orc tentou te esfaquear mas escorregou no próprio sangue e errou o ataque.
Pedro: - Eu continuarei atacando ele.
João: - Ok, faça a rolagem do dado de ataque.
Pedro: - O meu dado de ataque deu 20 ou seja ataque crítico eu não precisarei somar com os meus respectivos bônus de ataque.
João: - Agora faça a rolagem do dado de dano.
Pedro: - No meu primeiro D8 deu 6, e no meu segundo D8 deu 4. Mas como foi um ataque crítico meu ataque deve ser o dobro. Somado com o meu bônus de dano, o resultado final do dano desferido no oponente é 20, multiplicando por 2 meu ataque foi 40.
João: - Com maestria você realizou um ataque fatal no seu adversário, decepando sua cabeça fora e ele apenas cai ajoelhado sem a cabeça
O mestre do jogo determina o rumo que a história irá tomar, ele que decide qual inimigo o grupo irá enfrentar, quais serão os quebra cabeças que deverão resolver, quais obstáculos o seu grupo terá pelo caminho e qual a recompensa que irá ganhar por completar uma missão. É recomendável que o mestre seja um jogador mais experiente, criativo ou que já foi mestre alguma vez e realiza o papel de mestre com grande desempenho. mas não significa que você não poderá ser o mestre, após aprender sobre o jogo você terá a noção do que o mestre faz e pode ter como auxílio o livro do mestre.
Para começar a jogar RPG é preciso ter um horário marcado para ter uma melhor organização no jogo. Um jogo de RPG pode começar hoje e a jornada do seu personagem pode demorar mêses ou até anos. Por isso que precisa ter um horário certo para jogar RPG. Eu jogava RPG às 14:00 até onde pudesse ir, geralmente acabava às 19:00. Mas não significa que você não possa jogar em horários diferentes e por menos tempo. Mas é recomendável que tenha um horário marcado, para continuar de onde parou a aventura.
O seu personagem tem uma ficha na qual você deve escrever o seu nome, nome dos personagens e o que o livro disser o que precisa se colocar na ficha. Cada livro tem seu modelo de ficha, mas basicamente todas tem o mesmo princípio colocara as características do personagem como Nome, idade, classe e raça, e os talentos do personagens além do que o personagem vai adquirindo durante o jogo, como por exemplo dinheiro, experiência, habilidades e etc... Além dos personagens existem os NPCs (Non player character, que traduzindo significa: Personagem sem jogador) que são jogadores que não são controlados por ninguém da mesa, ele é controlado pelo mestre nas situações que forem convenientes na história. Por exemplo:
Paulo o jogador: - Eu preciso sair do jogo pois eu tenho um compromisso, meu personagem deverá ser controlado pelo mestre enquanto eu estiver ausente um NPC.
João o mestre: - Ok, eu controlarei com o seu personagem enquanto você estiver ausente.
30 minutos após a saída de Paulo o grupo entra em um combate.
João: - Ok, agora é a vez de Paulo atacar eu deverei atacar por ele.
No final o RPG pode variar muito de acordo com o Livro que você está usando. As regras, a história, as classes, as raças mudam de acordo com o Livro que você usará então para basear-se em um livro na hora de jogar escolha o que parece ser mais interessante para você. Ou seja no final sempre leia as regras do livro que você escolheu
A seguir downloads e links externos sobre RPG:
- Site da editora de Tormenta na qual é possível comprar os livros: Para ver o site da editora clique aqui.
- RPG Sound Mixer, é um programa para windows que contém vários efeitos sonoros, músicas e muito mais para aventuras de RPG (Só tem uma Demo version, mas o trabalho desse cara é muito bom, vale a pena pagar para incentivar ele a continuar o trabalho): Para fazer download do programa clique aqui.
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