sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

RPG - Preconceitos, Noções Básicas, Como Jogar e Recomendações

Antes de começar esse post tenha em mente que:
  • RPG não é um jogo que envolve Satanismo, e quem joga não faz parte de uma Sociedade Secreta, Religião, Ceita ou Grupo de Bruxos. O RPG é antes de mais nada, um jogo para simples e puro entretenimento.
  • RPG significa Role Playing Game traduzindo para português, Jogo de Interpretação de Personagem.
  • Se você gosta de Senhor dos Anéis, Caverna do Dragão ou Contos de fantasia. Você vai se apaixonar por RPG.
  • O RPG que o post abrange não é MMORPG nem RPG de video-game, se trata do bom e velho RPG de papel. Mas se você joga World of Warcraft, The Legend of Zelda, Age of Conan e etc... Mas não conhece o RPG de papel leia o post até o fim e você terá uma nova concepção sobre RPG.
Se você está ansioso para jogar, mas não tem nenhuma noção de como se joga RPG. Saiba que RPG são horas de diversão garantida, em um mundo em que qualquer coisa que você quiser fazer é possível. Mas antes de partir para uma aventura de RPG, saiba que começar a jogar RPG é difícil, aprender a jogar não é difícil. A parte mais difícil de jogar RPG é aguentar o preconceito proveniente de Fanáticos Religiosos, Mídia em geral, pais, namoradas (RPGista com namorada? Existe isso?), amigos e etc... Saiba que se você joga RPG você está aumentando seu conhecimento e elevando seu nível de criatividade e imaginação. Você estará se divertindo e interagindo com um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo que o seu. Entretenimento em forma de Aventuras Épicas (ou não). Não ligue para o que as outras pessoas disserem, e acredite elas vão dizer. Apenas foque no seu objetivo, jogar RPG.
No RPG você assume o papel de um personagem criado préviamente por você antes de começar o jogo. Esse personagem deve possuir: Raça, Classe, Sexo, Idade e etc... O seu personagem possui características próprias como  por exemplo o jeito de único de resolver as coisas, e isso quem determina é você. O jogo não é uma peça teatral, mas sim uma aventura compartilhada por um grupo que quer ter uma aventura. Mas se você quiser tornar o jogo mais divertido fazendo vozes dos personagens, fazendo coisas imprevisíveis porém que não vá alterar bruscamente o jogo sinta-se livre. O RPG não é um simples em que você pode tomar apenas um rumo como no video-game. Cada livro engloba seu próprio modo de regras, histórias e modos de jogar diferente. O Livro de RPG é como se fosse o jogo de Video-Game que você compra na loja, nenhum é igual o outro. Por exemplo, o famoso Dungeons & Dragons não é igual o Vampiro: A Máscara, já que um trata-se de fantasias medievais e o outro é colocar-se na pele de um vampiro. Existem RPGs de todos os tipos como por exemplo de Anjos e Demônios, Tempos Medievais, Fantasia, Futurísticos, baseados em Filmes e etc...

O que você precisa antes de começar:
  • Lápis, borracha e apontador (Para a edição de informações sobre o personagem na ficha)
  • Livros de RPG (Não precisa ser necessariamente livros físicos podem ser e-books)
  • Dados (Basicamente você precisará de 1 dado de 4 lados, 6 lados, 8 lados, 10 lados, 12 lados e 20 lados)
  • Grupo que quer jogar RPG com no mínimo 3 pessoas sendo que você precisa de um jogador um pouco mais experiente para ser o mestre.

Para se aprender a jogar você precisa de um pouco de paciência, primeiro adquira o livro de RPG. Escolha o que você mais gostar com a melhor base. Por exemplo, se você gostar de Histórias medievais recomenda-se o pioneiro dos RPGs Dungeons & Dragons, mais conhecido como D&D. Se você gosta do mundo Sobrenatural, jogue Vampiro: A Máscara. Se você gosta de um pouco de terror ou do querido H.P. Lovecraft jogue o RPG baseado no maior conto de Lovecraft, Call of Cthulhu (O Chamado de Cthulhu). Existe também GURPS, que não se limita muito em um tipo de universo, e dá uma liberdade imensa para você criar o seu mundo de RPG, na era que você quiser e com qualquer tipo de tecnologia. Frequentemente são lançadas novas versões de alguns RPGs, por exemplo o Dungeons & Dragons está na versão 4.0 que não foi bem muito recebida pelos jogadores de RPG, que defendem a versão 3.5, afirmando que é a melhor versão do D&D. Mas a versão 4.0 é recomendada para jogadores iniciantes, pois é mais dinâmico e simples que o 3.5. Se você quiser comprar um RPG do mesmo estilo do D&D mas não quer o 4.0 compre o Tormenta, que é muito parecido com D&D, e é tão bom quanto.

Adquira em seguida os seus dados. Os dados são basicamente os seus medidores de ações, ataques e atributos iniciais. Por exemplo, no caso do Tormenta, você quer realizar um ataque a um orc, ele tem a C.A. (Classe de Armadura) igual a 20. Você rola o seu D20 (dado de 20 lados), para ver se seu ataque foi bem sucedido ou não. O seu ataque é o valor que deu no seu dado somado aos seus bônus de ataque possíveis, se o resultado for maior ou igual ao valor da classe de armadura do seu oponente o ataque é realizado com sucesso. Se o resultado do seu dado for 20 é ataque crítico independente da C.A. do seu oponente. Se o resultado do seu dado for 1 é fracasso no ataque, indepente da C.A do seu inimigo. Após um ataque bem sucedido deverá ser feito a rolagem de dados de dano para ver o dano causado no seu oponente. Você deve rolar o seu dado de dano, que irá variar dependendo da arma que você usa. Por exemplo, o meu personagem possui um Machado de Anão que tem 2D6 (2 dados de 6 lados) de dano, ou o meu personagem possui uma Espada Longa que tem 1D10 (1 dado de 10 lados) de dano. Você deve rolar o seu dado de dano, o valor que der no seu dado deve ser somado aos respectivos bônus relativos ao dano do personagem. Um diálogo entre mestre e jogador será simulado a seguir, baseando-se no sistema de Dungeons & Dragons:

Pedro o jogador diz: - Eu vou atacar aquele Orc que acabou de me ver.
João o Mestre diz: - Ok, faça a rolagem de dado de ataque.
Pedro: - Deu 18 no meu dado, mais o meu bônus básico de ataque que é 5, o meu ataque deu 23.
João: - Você conseguiu realizar o ataque com sucesso. Agora faça a rolagem do dado de dano.
Pedro: - Deu 4 no meu primeiro D8 (Dado de 8 lados), e no meu outro D8 deu 7. Meu bônus de dano é de 10. O resultado dessa soma é 21.
João: - Você realizou um ataque muito efetivo ao inimigo, você abriu um corte no seu abdômen que não para de sangrar. Mas ele ainda está de pé e te ataca. Como eu sou o mestre eu devo assumir o papel do orc para atacar você. Meu dado de ataque deu 1 ou seja o ataque do orc fracassou, o orc tentou te esfaquear mas escorregou no próprio sangue e errou o ataque.
Pedro: - Eu continuarei atacando ele.
João: - Ok, faça a rolagem do dado de ataque.
Pedro: - O meu dado de ataque deu 20 ou seja ataque crítico eu não precisarei somar com os meus respectivos bônus de ataque.
João: - Agora faça a rolagem do dado de dano.
Pedro: - No meu primeiro D8 deu 6, e no meu segundo D8 deu 4. Mas como foi um ataque crítico meu ataque deve ser o dobro. Somado com o meu bônus de dano, o resultado final do dano desferido no oponente é 20, multiplicando por 2 meu ataque foi 40.
João: - Com maestria você realizou um ataque fatal no seu adversário, decepando sua cabeça fora e ele apenas cai ajoelhado sem a cabeça

O mestre do jogo determina o rumo que a história irá tomar, ele que decide qual inimigo o grupo irá enfrentar, quais serão os quebra cabeças que deverão resolver, quais obstáculos o seu grupo terá pelo caminho e qual a recompensa que irá ganhar por completar uma missão. É recomendável que o mestre seja um jogador mais experiente, criativo ou que já foi mestre alguma vez e realiza o papel de mestre com grande desempenho. mas não significa que você não poderá ser o mestre, após aprender sobre o jogo você terá a noção do que o mestre faz e pode ter como auxílio o livro do mestre.
Para começar a jogar RPG é preciso ter um horário marcado para ter uma melhor organização no jogo. Um jogo de RPG pode começar hoje e a jornada do seu personagem pode demorar mêses ou até anos. Por isso que precisa ter um horário certo para jogar RPG. Eu jogava RPG às 14:00 até onde pudesse ir, geralmente acabava às 19:00. Mas não significa que você não possa jogar em horários diferentes e por menos tempo. Mas é recomendável que tenha um horário marcado, para continuar de onde parou a aventura.
O seu personagem tem uma ficha na qual você deve escrever o seu nome, nome dos personagens e o que o livro disser o que precisa se colocar na ficha. Cada livro tem seu modelo de ficha, mas basicamente todas tem o mesmo princípio colocara as características do personagem como Nome, idade, classe e raça, e os talentos do personagens além do que o personagem vai adquirindo durante o jogo, como por exemplo dinheiro, experiência, habilidades e etc... Além dos personagens existem os NPCs (Non player character, que traduzindo significa: Personagem sem jogador) que são jogadores que não são controlados por ninguém da mesa, ele é controlado pelo mestre nas situações que forem convenientes na história. Por exemplo:

Paulo o jogador: - Eu preciso sair do jogo pois eu tenho um compromisso, meu personagem deverá ser controlado pelo mestre enquanto eu estiver ausente um NPC.
João o mestre: - Ok, eu controlarei com o seu personagem enquanto você estiver ausente.
30 minutos após a saída de Paulo o grupo entra em um combate.
João: - Ok, agora é a vez de Paulo atacar eu deverei atacar por ele.

No final o RPG pode variar muito de acordo com o Livro que você está usando. As regras, a história, as classes, as raças mudam de acordo com o Livro que você usará então para basear-se em um livro na hora de jogar escolha o que parece ser mais interessante para você. Ou seja no final sempre leia as regras do livro que você escolheu

A seguir downloads e links externos sobre RPG:
  • Site da editora de Tormenta na qual é possível comprar os livros: Para ver o site da editora clique aqui.
  • RPG Sound Mixer, é um programa para windows que contém vários efeitos sonoros, músicas e muito mais para aventuras de RPG (Só tem uma Demo version, mas o trabalho desse cara é muito bom, vale a pena pagar para incentivar ele a continuar o trabalho): Para fazer download do programa clique aqui.
OBS: Dúvidas vá aos comentários, sugestões vá ao comentário, críticas vá para a p#$% que o pariu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas, sugestões, dúvidas ou qualquer outra coisa comenta aí.