terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Grandes Escritores #1

Eu começo mais uma série, nessa série eu falarei um pouco sobre exímios escritores que já tiveram publicadas grandes obras que influenciaram e continuam influenciando gerações. No primeiro episódio da série nossa taberna tem o orgulho de apresentar o querido escritor brasileiro Eduardo Spohr. Que escreveu A Batalha do Apocalipse: Da queda dos Anjos ao Crepúsculo do Mundo, Filhos do Éden-Herdeiros de Atlântida, Protocolo Bluehand: Alienígenas, RPG: A Batalha do Apocalipse e um conto chamado Torre das Almas no livro Imaginários 3.

Minha introdução a leitura:

Escrever essa homenagem a Eduardo Spohr, para mim é um prazer incomensurável. Em partes foi Eduardo Spohr que me introduziu a leitura, com o seu primeiro livro publicado, que é o pimeiro livro sobre anjos de Eduardo Spohr, o livro é A Batalha do Apocalipse: Da queda dos Anjos ao Crepúsculo do Mundo. A Batalha do Apocalipse foi o primeiro livro que eu li e me prendi a ele. Eu ia para escola pensando no livro, e voltava para casa ansioso para descobrir o que aconteceria com Ablon em sua jornada.
A Batalha do Apocalipse na versão original Brasileira
Eu nunca tinha recebido nenhum incentivo para leitura por parte de familiares, o maior incentivo que eu recebi veio do Nerdcast, que é o podcast que Eduardo Spohr participa freqüentemente. Eduardo Spohr mostrou-se um fã de muitos coisas que eu também sou fã como Star Wars, Indiana Jones, RPG e etc... Mas além de gostar disso eu percebi que ele apreciava escritores como Tolkien. Eu sabia que estava perdendo alguma coisa então resolvi ler A Batalha do Apocalipse, após ler eu queria ler mais e mais. Hoje eu aprecio a literatura, e sou fã de muitos escritores além do querido Eduardo Spohr. Como por exemplo, Tolkien e suas grandes obras como O Silmarillion, O Hobbit, Contos Inacabados, O Senhor dos Anéis, Filhos de Húrin e etc...

Eduardo Spohr:
Eduardo Spohr
Eduardo Spohr é filho de um piloto de avião, que pela profissão de seu pai, teve a oportunidade de viajar por diversos países, e conhecer culturas e religiões. Essas culturas e religiões que Eduardo Spoht conheceu auxiliaram ele na criação do seu primeiro livro, mas não foi só isso que ajudou ele.
Todos que acompanham o escritor sabem que ele é um grande Nerd, que assim como todo Nerd que se repeita gosta de Tolkien, Star Wars, RPG, Cavaleiros do Zodíaco, e a maioria dos filmes e livros nerds. Eduardo Spohr afirmou que uma das grandes ajudas para o seu livro foi o RPG. Mas eu acredito que além disso ele recebeu influências de tudo o que é produto dessa cultura nerd, que Eduardo Spohr vive. O que Eduardo Spohr escreve é uma coisa que só os escritores estrangeiros costumam escrever. A Literatura Fantástica, é algo muito novo aqui no Brasil, e Eduardo Spohr é o pioneiro na introdução desse tipo de Literatura em um país como o Brasil.

Eduardo Spohr é muito conhecido entre os membros do Nerdcast por ser o participante que conta as piadas sem-graças, e o Paladino. No Nerdcast 251-Especial RPG-O Bruxo, a Princesa e o Dragão, ele interpretava Artimus, o Paladino. Tomando uma atitude de paladino no Nerdcast-Especial RPG-O Duque, A rosa e o Beholder, Artimus escolheu sair do grupo e não praticar atos desonestos.

A Batalha do Apocalipse na versão Holandesa
Além de Eduardo Spohr escrever livros excelentes, os seus livros são um sucesso de venda nas livrarias do Brasil, e futuramente será tampém nas livrarias internacionais, como na Holanda que vai ser publicado o seu livro A Batalha do Apocalipse. O livro na língua nativa se chamará De Engelen Van de Apocalyps. No Brasil Eduardo Spohr conseguiu algo que era muito difícil de se pensar. Os anjos de Eduardo Spohr desbancaram nas vendas no Brasil os bruxos da J. K. Rowling, e os vampiros da Stephenie Meyer. O sucesso de Eduardo Spohr foi tão grande que ele foi entrevistado pelo nosso querido David Letterman gordo e brasileiro, o Jô Soares, Sem Censura, e no Estúdio Móvel e também foi entrevistado pela Zine in Motion na Bienal 2011. Curiosamente eu apareci dando uma breve entrevista e passando vergonha, não consegui falar nada direito mas pelo menos fiz a minha parte e puxei o saco do Eduardo Spohr, afinal, ele merece. Veja as entrevistas a seguir:
Entrevista Jô Soares Parte 1:
Entrevista Jô Soares Parte 2:
Entrevista Sem Censura:
Entrevista Estúdio Móvel:
Entrevista Zine in Motion (Eu apareço na entrevista aos 4:31 até 4:43):

Eduardo Spohr além do seu sucesso na literatura também é um grande nome na internet, ele é um importante membro do Nerdcast, geralmente participando em Nerdcasts sobre literatura, RPG, filmes nerds e etc.. Eduardo Spohr tem um blog o Filosofia Nerd, nesse blog ele publica novidades sobre os próximos lançamentos e alguns presentes do escritor como o RPG da Batalha do Apocalipse que ele disponibilizou em formato PDF no seu blog. Para fazer o download do RPG clique aqui, e você será redirecionado para o post do Filosofia Nerd, contendo as informações e links para a versão mais atualizadas do RPG. Você também pode curtir a página do Eduardo Spohr no Facebook, clicando aqui, e seguir o twitter dele clicando aqui.

A Batalha do Apocalipse:
Fan-Art de Ablon feito por Marco Teixeira,
ao Jovem Nerd
É muito difícil falar de Eduardo Spohr sem falar do seu primeiro livro A Batalha do Apocalipse. Como citado anteriormente, o livro foi um sucesso na crítica e nas vendas. A Batalha do Apocalipse teve início como um projeto independente apoiado pelo site Jovem Nerd, que os seus administradores Alexandre Ottoni e Deive Pazos ajudaram muito Eduardo Spohr no início de sua carreira. Foi feito uma grande propaganda no podcast do site, pois foi feito um nerdcast só sobre A Batalha do Apocalipse. A Batalha do Apocalipse hoje em dia é publicado pela editora Verus, e continua sendo o sucesso que sempre foi.O Livro é muito bom e é altamente recomendado, tanto pela crítica quanto por seus leitores comuns.

Os fãs de Eduardo Spohr foram presenteados com várias críticas positivas, de pessoas muito importantes na literatura, entre elas o famoso Paulo Coelho. Que recentemente escreveu o livro O Aleph que conta como Paulo Coelho decidiu recomeçar tudo de novo por motivos espirituais. A crítica está estampada na contra-capa do livro A Batalha do Apocalipse, e em sua versão holandesa está na capa. A Batalha do Apocalipse te faz viajar por várias eras e lugares. Da Babilônia antiga ao Brasil contemporâneo.

A Batalha do Apocalipse conta que Yaweh criou o universo em 7 dias, e depois descansou. Antes de seu descanso Yaweh deixou o comando com o seu servo mais fiel, Miguel o Arcanjo. Mas Miguel vê a criação de deus, os humanos e sente inveja da dádiva que Yaweh os deu. Ele não aceita que os humanos tenham ganhado todo o favor e o presente do livre arbítrio de Yaweh. Então Miguel decide iniciar um massacre a humanidade, do grande Dilúvio a destruição com fogo de Sodoma e Gomorra. Mas no céu nasce uma rebelião comandada por Lúcifer, a Estrela da Manhã outro arcanjo que era subordinado de Miguel. Lúcifer tinha inveja de Miguel e do cargo que Yaweh o deu, o maior objetivo de Lúcifer era assumir o trono de Miguel. Lúcifer é astuto e sedutor, conseguindo enganar os anjos que amavam os humanos, iludindo eles com falsas promessas. As tropas de Lúcifer foram exterminadas, e o arcanjo Lúcifer e seus servos caíram, e A Estrela da Manhã juntamente com os seus lacaios assumiram o comando do inferno. Entre os justos que fizeram parte do exército de Lúcifer estava Ablon o querubim que se tornou o renegado. A trama da Batalha do Apocalipse gira em torno de Ablon e sua estória. Essa estória abrange romance, drama, aventura, ação e todos os elementos que são necessários para fazer uma obra prima como A Batalha do Apocalipse.

Filhos do Éden:
Capa do 1º livro da série Filhos do Éden
O segundo livro de Spohr também trata-se de anjos, e também ocorre no universo de A Batalha do Apocalipse, mas não é uma continuação. O 1º livro da série Filhos do Éden-Herdeiros de Atlântida, são narrados acontecimentos anteriores ao da história de A Batalha do Apocalipse, só que desta vez não trata-se do personagem Ablon, Shamira e etc... Trata-se de uma história um pouco mais simples com anjos um pouco fracos na hierarquia angelical. Os protagonistas são Denyel, Kaira, Levi e Urakin. Denyel é o típico anti-herói, muito parecido com o Han Solo. Denyel é um querubim que após descer a terra se isolou, e se camuflou na humanidade aprendendo a esconder a própria aura. Denyel busca sua redenção para com os anjos. Enquanto Kaira é uma ishin que habita a terra e tem a suas memórias alteradas. E acabou sendo vítima de uma lavagem cerebral que implantaram memórias falsas de uma humana, fazendo a ishin ficar confusa sobre quem ela realmente é. Enquanto Levi e Urakin são anjos mandados na missão de resgatar a Ishin que é conhecida como a Centelha Divina! Um livro que é mais focado em eventos nao tão grandiosos quanto A Batalha do Apocalipse, mas também é tão empolgante quanto. As batalhas não são batalhas tão fantásticas, e são mais focadas na realidade humana, isso acontece pela falta de poder dos protagonistas. Por exemplo, enquanto na Batalha do Apocalipse Apollyon, o Exterminador não foi afetado por tiros. No Filhos do Éden armas dos mortais são extremamente perigosas, e a arma usada por Kaira uma pistola Beretta M 1951 que poderia ferir os anjos, raptores e etc... Isso porque os protagonistas enfrentaram apenas personagens do mesmo nível que o deles. Os golpes que os querubins aplicam não são golpes tão fortes como a Ira de Deus, mas são golpos normais como socos e chutes. Apesar disso o livro não fica pior, ao contrário, a visão dos anjos que Eduardo Spohr teve no primeiro livro da série Filhos do Éden, torna os anjos mais próximos dos humanos. Eduardo Spohr já está trabalhando na continuação da série Filhos do Éden, o próximo livro da série será o Filhos do Éden-Anjos da Morte.

Protocolo Bluehand: Alienígenas:
Capa do Protocolo Bluehand: Alienígenas
Protocolo Bluehand não é só um livro, mas o Protocolo Bluehand é algo que começou no Nerdcast aonde tem um participante chamado Caio Lúcio que recebe a alcunha de Bluehand. O motivo exato eu não sei, mas eles sempre tiveram a brincadeira que o Bluehand era uma espécie de John Connor. E quando o fim do mundo estivesse acontecendo o Bluehand deveria ser imediatamente localizado e protegido, pois só ele poderia nos salvar. E assim que ele fosse localizado e protegido, dava-se início a um protocolo de proteção mundial, o Protocolo Bluehand. Mas esse protocolo nã previne somente contra a invasão alienígena, mas também previne contra qualquer meio de destruição mundial. Desde Guerra Nuclear, Apocalipse Zombie até Catástrofes Naturais.

Não é a toa que o participante do Nerdcast Bluehand é o foco dessa brincadeira sobre protocolo de proteção mundial. Bluehand é conhecido por ser o Nerd conhecedor de todos os assuntos, e conhecedor de todas as ciências. Na apresentação do Nerdcast #13 o Bluehand em sua apresentação disse: "Aqui é o Bluehand, e eu sou o Nerd Enciclopédia." Para vocês terem uma idéia do que eu estou falando, imagine uma hierarquia de conhecimento, no topo dessa hierarquia está Bluehand e um andar abaixo está o Google!

Mas saindo um pouco do Bluehand, vamos falar sobre o livro em si. O livro é mais um projeto que não teve o apoio de outras editoras, mas esse livro é da Nerdbooks. Que é a recém criada empresa do site Jovem Nerd que publica livros. O livro é um guia que nos informa quem são os alienígenas, seus pontos fortes, fracos e se são amigos ou não. O livro também informa meios de sobrevivência, como a nutrição, exercícios físicos e etc... Mas de qualquer forma, de acordo com Eduardo Spohr, o livro se trata de uma grande piada, mas ele afirmou em seguida que NADA que está no livro é inventado. E eu posso confirmar isso pois tenho o livro e no final existem muitas referências (Eu achei até Pumping Iron do Schwarznegger, nas referências). Apesar de Eduardo Spohr ter tido uma grande importância na realização desses livros, duas pessoas que foram idealizadoras do projeto e foram de grande ajuda para sua realização, foram indispensáveis. Esses são Alexandre Ottoni (Jovem Nerd/Allotoni) e Deive Pazos (Azhghâl, o Anão), citados varias vezes ateriormente como sendo de grande importância para as realizações de Eduardo Spohr. O livro foi um sucesso de vendas na pré-venda, e todo o estoque da Nerdstore (Loja virtual do site Jovem Nerd), acabou em questão de 2 dias. Mais uma tiragem está sendo vendida, se você quiser adquirir o seu Protocolo Bluehand: Alienígenas clique aqui. Mais corra pois VAI acabar muito rápido.

Lista de links:
Para adquirir o seu A Batalha do Apocalipse, clique aqui.
Para adquirir o seu A Batalha do Apocalpse Ed. Especial*, clique aqui.
Para adquirir o seu Filhos do Éden-Herdeiros de Atlântida, clique aqui.
Para adquirir o seu Protocolo Bluehand: Alienígenas, clique aqui.
Para adquirir o seu Imaginários 3**, clique aqui.
Faça o download do seu RPG: A Batalha do Apocalipse, clique aqui para o download.
Siga Eduardo Spohr no Twitter, clique aqui para segui-lo.
Curta a página de Eduardo Spohr no Facebook, clique aqui para cutrir.


*A Batalha do Apocalipse Edição Especial contém: Capa dura, capítulos inéditos, textos extras, organogramas e ilustrações. Eu adquiri e recomendo.
**Imaginários 3, é um livro aonde tem uma série de contos, e um deles foi escrito por Eduardo Spohr. O conto é a Torre das Almas, e segue a mesma linha e universo de Filhos do Éden e A Batalha do Apocalipse.

João Victor:

João VictorJoão Victor é um fã de Eduardo Spohr, que está no aguardo de Anjos da Morte e do Livro de Cenários do RPG A Batalha do Apocalipse.


2 comentários:

  1. Prezado João, muito obrigado pelo post. Não tenho palavras para agradecer.

    Parace clichê o que vou dizer (sempre digo isso), mas pode ter certeza de que sao pessoas como vc q me incentivam a continuar escrevendo.

    Espero ter a honra de continuar te agradando com os meus trabalhos. Tentarei sempre fazer o melhor.

    Grande abraço,
    Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Bom primeiramente parabéns pelo blog, gostei muito! Concordo com tudo que você falou, Eduardo Spohr realmente é um grande autor, tenho o seu primeiro livro e o acho excelente - Sou fã das lutas de Ablon!

    Gostaria apenas de notar que Eduardo Spohr, apesar de escrever em um estilo realmente raro aqui por essas bandas, não é um pioneiro propriamente dito nesta área. Devo dizer, a crédito de divulgação deste estilo literário, pesquisar alguns autores como Luiz Roberto Mee, autor do livro O Prisioneiro da Sombra (o qual eu tenho um carinho especial) e Viagem a Trevaterra, André Vianco, com seus livros sobre vampiros ou até mesmo Machado de Assis em alguns contos. Sem dúvida Spohr tem contribuído para dar um "gás" nessa área com uma literatura inteligente e diferente, mas ele não é o único!

    Abraços!!

    ResponderExcluir

Críticas, sugestões, dúvidas ou qualquer outra coisa comenta aí.