quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Grandes Escritores #2

Minha introdução a Literatura Fantástica:
Escrever sobre o George R. R. Martin, sobre os seus livros é um desafio, eu sempre fui muito incentivado a ler por meus pais e familiares, e como toda pessoa ouve uma evolução no meu tipo de leitura de modo que no inicio do ano passado eu lia Percy Jackson e os Olimpianos (que é um bom livro), mas após a leitura de A Game of Thrones (Um Jogo dos Tronos/A Guerra dos Tronos traduzindo para o português doBrasil) eu comecei como diria o Azaghâl (Participante do Nerdcast), a ler livros para macho, eu fiquei simplesmente surpreso em ver pela primeira vez na minha vida uma descrição de cenas de sexo em um livro, me maravilhei com o tipo de leitura, o A Game of Thrones, me vi em certos momentos amando e em outros odiando os mesmos personagens, o livro mudou completamente meu “âmbito delivros”, de modo que se antes eu lia Percy Jackson e Harry Potter, hoje eu leio O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Artur (embora os autores desses livros mereçam seu capítulo da série a parte). Uma série que embora não tenha acabado,já tem um lugar no top séries de todo o sempre pra mim, os melhores livros que eu já li.

George R. R. Martin:
George R. R. Martin
No ano de 1948, em Bayonne, NewJersey, nasceu George Raymond Richard Martin, a mãe chamava-se MargaretBrady e o pai Raymond Collins Martin, ambos operários. Quando criança, Martinescrevia histórias permeadas de fantasia e vendia para crianças do própriobairro. Desenvolveu um profundo interesse por histórias em quadrinho da Marvel, e chegou a escrever algumas Fan-Fics. Mais tarde, tal interesse se revelou como fonte de inspiração para que ele se tornasse escritor. Vendeu sua primeira história para a revista Galaxy, aos 21 anos. Concluiu a graduação de bacharelado em jornalismo em 1970, com menção honrosa, aos 22 anos e completou o Mestrado- também na Universidade de Northwestern, com 23 anos.
Após a formação acadêmica, Georgepassou a lecionar na área de jornalismo e a realizar outros trabalhos, usando o tempo livre para escrever. O início de carreira foi marcado principalmente pelos contos de ficção científica e apesar de ter enfrentado um número considerável de histórias rejeitadas, não desanimou e teve um de seus contos,“With Morning Comes Mistfall”( originalmente publicado na revista Analog Science Fiction and Fact) ,indicado para os prêmios Hugo e Nebula Awards.
Depois de 1979, Martin passou a dedicar-se em tempo integral para a escrita. Mudou-se para Hollywood, tornou-se roteirista e produtor, também teve alguns trabalhos como editor de livros.
Seu gênero preferido, sem dúvidas, é a fantasia, o terror e a ficção científica. No entanto, ao longo de sua carreira,ele flertou com o estilo literário futurista e também teve obras de cunho político.
A partir de 1990, George começa a trabalhar na obra que o consagrou como um dos melhores autores de fantasia conteporânea, e o fará conhecido e amado por toda a parte. Os volumes já publicados de “As crônicas de gelo e fogo”figuram na posição de mais vendidos nas listas mais aclamadas. A série recebeu inúmeros elogios e críticas mais positivas tanto por críticos quanto por outros autores. Em 15 de fevereiro de 2011, George R.R. Martin casa-se, após 30 anos de namoro, com Paris em uma cerimônia particular, no Novo México, com a temática celta.

Fonte da Biografia: www.gameofthronesbr.com

A Game of Thrones:
Capa Original Americana de
A Game of Thrones.
O primeiro livro da série “As Crônicas de Gelo e Fogo”, foi escrito em 1995 e publicado pela editora Bantam Espectra. O livrofoi lançado em seis de agosto de 1996, e ganhou o prêmio Locus de 1997 e oprêmio Nebula de 1997, o livro recebeu críticas muito positivas, uma sérietelevisiva baseada e As Crônicas de Gelo e Fogo, estreou em 17 de Abril de 2011nos Estados Unidos, produzida pela HBO.
O Livro em si se passa no reino de Westeros, ondereina com um foco principal na família Stark de Winterfell, nas geladas terrasdo Norte, a história é contada pelo ponto de vista de alguns personagens quesão: Eddard Stark, Catelyn Stark, Sansa Stark, Arya Stark, Bran Stark, JonSnow, Tyrion Lannister e Daenerys Targaryen. O livro começa em Winterfell, maspassa para Porto Real quando o Rei Robert Baratheon chama Lorde Eddard Starkpara ser o Mão do Rei devido a morte do antigo Mão Jon Arryn, começa ai uma intrincadatrama de traições e joguetes que resultam numa obra prima A Guerra dos Tronos,embora o foco permaneça em Porto Real, o livro tem sub-focos na Muralha com opersonagem Jon Snow, no Leste com Daenerys Targaryen e em Winterfell com aCatelyn Stark e com Bran Stark.

A Clash of Kings:
Capa Original Americana de
A Clash of Kings
The Clash of Kings (A Fúria dos Reis traduzindo para o português do Brasil), é osegundo livro da série, foi publicado em 16 de novembro de 1998 no Reino Unido,foi indicado para o Prêmio Nebula de melhor Romance, e como seu predecessor,venceu o prêmio Locus de 1999 na mesma categoria. O livro foi publicado noBrasil pela Editora LeYa em março de 2011.
A Fúria dos Reis começa onde a Guerra dos Tronostermina, os Sete Reinos sangram em uma Guerra Civil de modo que a trama detraições aumentam já que em uma guerra os reis se veem obrigados a confiar emnobres que nem sempre merecem confiança. O livros se passa pelo ponto de vistados seguintes personagens: Tyrion Lannister, Catelyn Stark, Davos Seaworth,Sansa Stark, Bran Stark, Arya Stark, Jon Snow, Theon Geyjoy e DaenerysTargaryen, dessa vez o autor deu um foco maior na guerra, não descrevendo-asmas mostrando como elas se formam. Um livro épico que repete tudo de bom quetransformou o primeiro em um clássico e acrescenta um algo mais.

A Storm of Swords:
Capa original Americana de
A Storm of Swords
Storm of Swords (A Tormenta das Espadas traduzindo para o português do Brasil) éo terceiro livro da série, foi publicado no Reino Unido em 8 de agosto de 2000e nos Estados Unidos em novembro do mesmo ano, assim como os dois predecessoresvenceu o prêmio Locus, de Melhor Romance. É considerado o último volume da “primeira fase” de lançamentos da saga (de 96 á 00). No Brasil a obra foi publicada pelaeditora LeYa em setembro de 2011.
O Livro começa um pouco antes do final de seuantecessor (inclusive existe uma nota do autor salientando isso). Westerosainda sangra na guerra e os reis Robb Stark, Balon Greyjoy, Joffrey Baratheon eStannis Baratheon lutam para garantir suas coroas e se eu contar algo mais,vamos ter spoilers, eu particularmente considero o melhor livro da saga até o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas, sugestões, dúvidas ou qualquer outra coisa comenta aí.